8 respostas sobre: o que é a vida?

por | 26 julho 2016 | 10 Comentários

Enfermeira obstétrica e Psicóloga. Madura, vivendo o feminino pleno, o tempo do carvalho. Com netos que provocam o impulso de amadurecimento e atualização continua. Amo os livros. Amo as cores. Amo as artes. Adoro viajar. Aprender e ensinar é minha paixão. Sou profundamente inspirada no universo das boas conversas.

O que é a vida?

Pergunta essencial,não ? A VIDA é indefinível. Certo? Mas senti-me provocada a encontrar uma “definição” pessoal ainda que temporária e provisoriamente. Com que intuito? Talvez com o de achar “o pulo do gato” pra viver melhor,rs. E viver sempre melhor também é um desejo teu? Assim…já procuraste definí-la?

Senti-me provocada a traduzir de forma sintética e em palavras a vida depois de ver um vídeo. O que está abaixo onde Antônio Abujamra entrevista Leandro Karnal. Dois homens intensos e profundos nas inquirições. Abujamra olhando Karnal nos olhos pergunta: “Leandro Karnal: o que é a VIDA?” E este responde de acordo com as concepções daquele momento como podes ver neste vídeo de aproximadamente 3 minutos:

Após a resposta espero que a entrevista prossiga com uma próxima pergunta e, surpresa (!), Abujamra repete com postura absolutamente direta e penetrante: Leandro, o que é a VIDA? E aí eu vi um homem seguro, inteligente, culto, bem falante, mostrar sua vulnerabilidade. Pude perceber um leve rubor? “Again”, ele diz surpreendido, e não se esquiva da flecha certeira. E faz novos movimentos de aproximação com a palavra. Falando do mapa,claro. Porque sabemos “o mapa não é o território” E na complexidade da vida ele se permite aproximações na realidade que ela É. Na pele dele, ali, e tendo sua linguagem corporal como foi lida por mim, viveria algo parecido com: ai,ai,ai, fui pega. Porque a definição, transitória…como a própria vida, traduz, pelas palavras, muito de longe o que ela É.

Minha resposta – A cena entre os dois me impactou a tal ponto que fiquei pensando em como eu responderia à tal pergunta. E o primeiro pensamento que me veio foi :VIDA é aquilo que acontece aqui em mim, neste instante. E pela semana continuei me perguntando e me respondendo:

VIDA é movimento e pulso;
VIDA é dança em mim e fora de mim;
VIDA é receber, usufruir, soltar e seguir;
VIDA é encantamento e troca;
VIDA é mudar de opinião. E estas são as respostas de agora.

Tua resposta – podes dar uma resposta pessoal, ainda que provisória…sempre provisória ?

E aí me dizes: “importa saber a resposta?” E eu te digo: talvez importe perguntar-se!

Importa deixar que a vida se revele em si. Importa VI-VER.