Bem ZEN – uma prática? um estado?

por | 17 maio 2016 | 0 Comentários

Enfermeira obstétrica e Psicóloga. Madura, vivendo o feminino pleno, o tempo do carvalho. Com netos que provocam o impulso de amadurecimento e atualização continua. Amo os livros. Amo as cores. Amo as artes. Adoro viajar. Aprender e ensinar é minha paixão. Sou profundamente inspirada no universo das boas conversas.

Significado do termo– Estar bem e “estar zen” diz respeito a um estado e um modo de vida pra nós no ocidente. Não é assim no Zen budismo onde a prática do ZEN é um tipo de meditação contemplativa,  sobre o verdadeiro aspecto das coisas e que visa levar aquele que a pratica a uma experiência direta da realidade.

Termo popular– A expressão ficou popular entre nós ligada aos que querem evitar deixar que  os problemas ocupem todo o campo da mente, querem mante-la tranquila, experimentam bem estar e desejam levar uma vida igualmente tranquila.

Uma escolha? sim, viver Zen , entre nós, está associado a vigilância, um aprendizado e uma escolha. Que envolve viver o instante, aprender, agradecer e se alegrar pelo que É.

Onde se aprendeu? Aprendemos isto na família? na escola? faz parte do aprendizado do bem viver na cultura ocidental? Alguns poucos talvez tenham aprendido. Eu precisei redescobrir recursos “pra voltar pra casa” e me assentar no EU SOU, além dos papéis sociais e dos julgamentos,  e na presença do divino em mim. Sinto-me em processo.

O que vais encontrar na categoria Bem ZEN deste blog: frases, músicas, vídeos, filmes, histórias, que podem te inspirar a viver o estado que chamamos popularmente de Zen = estado o mais livre possível de desconforto e tensão.

Origem – pra mantermos alinhamento com uma origem o vídeo, de oito minutos, traz os ensinamentos de Monja Coen sobre a prática do Zen no Zen budismo. Bem esclarecedor o jeito como ela nos fala sobre o sentido e o método.

Que tenhas uma boa prática se este for um bom caminho pra ti! Te convido a curtir e comentar. E se teus amigos também podem se beneficiar, compartilha.