Cura – corpo e mente – suas interações e sistema de reparação

por | 18 janeiro 2016 | 0 Comentários

Enfermeira obstétrica e Psicóloga. Madura, vivendo o feminino pleno, o tempo do carvalho. Com netos que provocam o impulso de amadurecimento e atualização continua. Amo os livros. Amo as cores. Amo as artes. Adoro viajar. Aprender e ensinar é minha paixão. Sou profundamente inspirada no universo das boas conversas.

livros-que-tocam-a-alma-vovozen-saúde-integral-dez-2015-6-Foto-Ana-Lucia-Fernandez Sabemos que a boa saúde tem relação direta com um bom estilo de vida, não?  E que muitos recursos de tratamento além dos da medicina tradicional se apresentam e trazem ótimos resultados na manutenção e na recuperação da saúde.

Mas será que o termo cura quando se fala de saúde é apropriado? O médico Andrew Weil no livro “Cura espontânea”, da ed. Rocco, trabalha com a “certeza” de que o corpo tem como acionar seu sistema de defesas desde que se tomem atitudes, preventivas e corretivas, alinhadas com sua sabedoria intrínseca.

Ele propõe um programa de oito semanas, com sugestões que envolvem: projetos, exercícios, dieta, suplementos, exercício, e um item curiosamente denominado mente/espirito,  para ativar o sistema de cura que nos é natural. Sugestões simples e relevantes como costumam ser as que nos motivam a levar a sério e seguir um programa.

Aos recursos da medicina tradicional agrega às suas explanações, e sugere incorporar, recursos complementares como, por exemplo, homeopatia, vitaminas, yoga, oração, massagens, exercícios, jejuns…Vale experimentar. Valeu pra mim.

Menciona, e merece ser “ouvido” no meu entender, sete estratégias de pacientes que obtiveram sucesso:

1- não aceitam “não” como resposta

2- procuram ajuda com afinco

3- procuram outras pessoas que ficaram curadas

4- formam sociedades construtivas com profissionais da saúde

5- não hesitam em fazer mudanças radicais em suas vidas

6- consideram doença uma dádiva

7- cultivam a auto-aceitação

Talvez queiras aceitar minha sugestão e fazer o teste! Boa experiência!