Doenças – compreendendo significados

por | 11 janeiro 2016 | 4 Comentários

Enfermeira obstétrica e Psicóloga. Madura, vivendo o feminino pleno, o tempo do carvalho. Com netos que provocam o impulso de amadurecimento e atualização continua. Amo os livros. Amo as cores. Amo as artes. Adoro viajar. Aprender e ensinar é minha paixão. Sou profundamente inspirada no universo das boas conversas.

 

Apresentolivros-que-tocam-a-alma-vovozen-saúde-integral-dez-2015-2-Foto-Ana-Lucia-Fernandez e recomendo dois livros do mesmo autor, Rüdeger Dalke . Os dois foram editados pela Ed. Cultrix e são referências pra mim, junto com um terceiro (A doença como caminho do qual não falo aqui). Consulto-os quando quero aprofundar o entendimento de sintomas que se expressam como desconforto ou doença no corpo, no emocional e/ou na alma.

Os sintomas, que são repletos de sentido, são descritos nos livros “A doença como linguagem da alma” e “A doença como símbolo”, de maneira rica. Rica tanto pelos inúmeros aspectos que o autor salienta quanto pelo jeito claro e simples com o qual os expõe. Com a abordagem que Rüdeger emprega o leigo pode bem compreender a relação sintomas- significados  na correlação deles com o que lhe adoece ou a outras pessoas.

Por que conhecer de psicossomática? Porque, como diz Rüdeger, “é importante receber a mensagem enviada pelos sintomas, aprender com ela e crescer espiritualmente”. Conhecer os sintomas, perceber para onde apontam e o que fazer a partir deles e do que anunciam pode trazer uma dimensão totalmente nova pra maneira de lidar com a doença e o modo de viver. livros-que-tocam-a-alma-vovozen-saúde-integral-dez-2015-10-Foto-Ana-Lucia-Fernandez

Especialmente no livro “A doença como símbolo” são oferecidos meios para que a pessoa identifique e aplique a seu favor o conhecimento disponibilizado e se responsabilize em aprender com a doença.

No final do livro “A doença como linguagem da alma” o autor detalha os sintomas relacionados com o envelhecimento. O que está diretamente relacionado com  alguns dos temas tratados neste blog.

Desejo que estas leituras te sejam muito úteis e te permitam, sem rotular, ampliar teu universo de compreensão e lidar melhor contigo mesmo e com os outros no processo saúde-doença .

#vovozen #lorenacarvalho #livros que tocam a alma vovozen #saúde integral

Foto: Ana Lúcia Fernandez