vovóZEN, Viver bem na época de ouro - por Lorena Carvalho

Histórias Inspiradoras

Toda experiência de ser humano, de ser divino, de ser maduro, de ser amado e de amar, de experimentar a vida, de tudo enfim, está dentro de uma história. Dentro de um início, meio e fim de um sem fim. Dentro de um momento que nasce de um outro momento, por causa de uma luz, de um impulso, de um desejo, de um caminho. As histórias aqui são coletadas por sua riqueza, por seu significado, por seu poder de irradiar e abrir e ampliar. Histórias de gente como nós e…cheias de tempero! Escolhi algumas que pro meu gosto tem tempero no ponto!rs. Saboreio, me delicio e compartilho contigo. Inspiram a mim. Que elas possam também te inspirar. Qual é a tua?

Todos os posts sobre Histórias Inspiradoras

moldar barro-moldar sonho

“Ah! essa gente sem ambição” quantas vezes ouvi esta expressão…e certamente que também pensei de muitas pessoas vida afora. Hoje penso diferente e ouço com atenção suas histórias e sua sabedoria de viver. Viver na simplicidade e na essência….como a paraense Maria da Saúde de Souza.

ler mais

motiv-ação

Eu ri com a leveza desta parte da história de vida contada pelo cearense Antonio Freire de Andrade, em cerca de 2 minutos, em um vídeo publicado no Museu da Pessoa (www.museudapessoa.net) em dez. de 2014.

Ri, creio, pela singeleza do desejo e das razões que o levaram a buscar o recurso e a se dedicar a aprender a escrever o nome. Tão “pouco” e tão…TUDO naquela situação

ler mais

pequenas iniciativas – grandes resultados

Nas terças feiras costumo postar histórias em que somos estimulados a nos deixarmos inspirar a fazer mais por nós mesmos, pelas pessoas que nos circundam e pela sociedade.

Hoje te convido a assistir um vídeo de aproximadamente 15 minutos em que Gouda Nataraj, um ciclista brasileiro, conta como algumas pessoas com visão, ótima intenção, boas idéias e muito desejo de transformar e humanizar a cidade se engajam pra mudar,p. ex., a aparência de uma esquina em Curitiba, transformando em praça um local sem ocupação.

ler mais

SER medicina

Convido-os a que apreciemos esta história contada pela médica oncologista e imunologista Nise Yamaguchi . Ela resume pontos essenciais na sua prática profissional. A história é contada em 1 minuto e nove segundos e está registrada no Museu da pessoa (www.museudapessoa.net).

É verdade pra ti também que histórias podem mudar o mundo? Eu acredito.

ler mais

de filha de caçador a conservacionista

Numa explanação de um minuto e poucos segundos Suzana Machado Pádua conta uma história de mudança. Nela sai de uma posição de alguém com formação tradicional e urbana pra morar num área de reserva estadual. Da condição de filha de caçador premiado a preservacionista.

É estimulada pelo marido e em 1992 se envolve na criação de um Instituto de pesquisas ecológicas e posteriormente cria, em parceria, uma Pós graduação em biodiversidade.

ler mais

Museu da pessoa – virtual e muito vivo!

Na busca por compartilhar contigo neste blog histórias de vida que renovam em nós a vontade, esta energia invisível mas extremamente poderosa que nos move na direção de SER… REALIZAR… deixar um LEGADO… encontrei relatos incríveis no Museu da pessoa cujo slogan é “uma história pode mudar seu jeito de ver o mundo” (www.museudapessoa.net)

Sou e estou encantada com gente desde que me conheço por… gente,rs.

ler mais

Kalpana Saroj – de dalit a milionária!

A história de vida de Kalpana Saroj, esta indiana da foto, contada com mais detalhes em vídeo abaixo, pareceu-me uma saga!!! Com um andamento feliz já na idade adulta e muitos ingredientes amargos da vida real na infância e adolescência! Como toda história de dificuldades e superação poderia se transformar em livro, em filme, em seriado… por enquanto esta mulher de pouco mais de 50 anos a vive acrescentando capítulos a cada passo. E demonstrando que nada está previamente decidido se assim não o encararmos.

ler mais

Mulheres e tranças – terapia para a tristeza

“A minha avó dizia-me que quando uma mulher se sentisse triste, o melhor que podia fazer era entrançar o seu cabelo; de modo que a dor ficasse presa no cabelo e não pudesse atingir o resto do corpo. Havia que ter cuidado para que a tristeza não entrasse nos olhos, porque iria fazer com que chorassem, também não era bom deixar entrar a tristeza nos nossos lábios porque iria forçá-los a dizer coisas que não eram verdadeiras, que também não se metesse nas mãos porque se pode deixar tostar demais o café ou queimar a massa. Porque a tristeza gosta do sabor amargo.

ler mais

escrito à mão – lápis, borracha e caneta no século 21?

Vi essa imagem e associei ao que vou te contar. Dia desses estava trabalhando com uma pessoa num projeto importante usando o computador. Quer dizer, ele usava porque, eu, a duras penas, tentava me entender com a máquina. Meu caderno e meu lápis, a postos ao meu lado, eram depositário e veículo de tudo que tinha pra lhe perguntar e das preciosas dicas que ele me dava. Em algum momento e por algum motivo que me foge agora, ele pegou meu lápis e disse: “não se usa mais isso”. Hã? rs. Como não? Eu uso! E muito!

ler mais

Sobre ser concebido e ser gerado

Estive criando um seminário sobre “Mistérios da Concepção”, que fala justamente sobre gestação e concepção da vida humana, e numa viagem recente que fiz à França recebi um ensinamento precioso demais para ficar só comigo — e compartilho aqui, apenas algumas horas depois do seminário ter sido ministrado.

A viagem que fiz à França foi uma jornada pelos caminhos de Joana d’Arc e do sagrado feminino, e nosso guia Roberto Crema foi o autor do ensinamento que me falou tão fundo.

ler mais

O que é o amor? A bicicleta de Bill & Glad, 50 anos de casados

Diz a descrição do vídeo, publicado pela primeira vez no YouTube em 2013: “Os votos de casamento parecem significar tanto hoje quanto costumam significar em outras épocas? Se você ouviu falar do crescimento das taxas de divórcio, você pode se perguntar isso. Bill & Glad estão ignorando essas tendências. Mais do que nunca os votos que eles fizeram há 50 anos estão sendo testados. Na doença e na saúde, em bons ou maus momentos, a promessa que eles estão mantendo é um verdadeiro exemplo do que é o amor.”

ler mais

Receber VovóZEN por email

Assine para receber avisos de novos posts por email.