motiv-ação

por | 10 novembro 2015 | 2 Comentários

Enfermeira obstétrica, Psicóloga e YouTuber. Madura, vivendo o feminino pleno, o tempo do carvalho. Com netos que provocam o impulso de amadurecimento e atualização continua. Amo os livros. Amo as cores. Amo as artes. Adoro viajar. Aprender e ensinar é minha paixão. Sou profundamente inspirada no universo das boas conversas.

Eu ri com a leveza desta parte da história de vida contada pelo cearense Antonio Freire de Andrade, em cerca de 2 minutos, em um vídeo publicado no  Museu da Pessoa (www.museudapessoa.net) em dez. de 2014.

Ri, creio, pela singeleza do desejo e das razões que o levaram a buscar o recurso e a se dedicar a aprender a escrever o nome. Tão “pouco” e tão…TUDO naquela situação…

E…imediatamente sua história me levou a repensar o tema Motivação, pro qual fui tantas vezes convidada a falar pra grupos os mais diversos. O que motiva cada um de nós? Encontrar motivos é essencial? Pra que? Onde eles nascem? Eles nos levam a algum “lugar”? Pra onde eles nos levam? Pra conquistar? o que? É preciso tê-los? Qual o link que se estabelece entre o sonho, os motivos pra realizá-los e a ação? O que alimenta a motiv-ação? o que enfraquece a motiv-ação? Hoje…o que me faz levantar pela manhã e continuar caminhando pensando, sentindo, fazendo…acreditando?

Obedeci nas palestras a uma estrutura teórica que ainda domino. Mas Seu Antônio me levou pra além de toda a teoria. Pra onde a fala dele te leva?