pessoa sombra – luz

por | 15 março 2016 | 0 Comentários

Enfermeira obstétrica e Psicóloga. Madura, vivendo o feminino pleno, o tempo do carvalho. Com netos que provocam o impulso de amadurecimento e atualização continua. Amo os livros. Amo as cores. Amo as artes. Adoro viajar. Aprender e ensinar é minha paixão. Sou profundamente inspirada no universo das boas conversas.

Sombra e luz. Tens visto certamente os termos sombra e luz muito associados ultimamente aos lados luminosos, àquilo que reflete o bom e o bem, do ser humano. E sombra, quando se quer mencionar lados negativos, aspectos da personalidade menos abonadores. E quem são estas pessoas que apresentam estes dois lados? Eu…tu…nossos amigos…nossos “inimigos”…

O livro. Pra entender mais o tema gosto do que está no livro “O lado sombrio dos buscadores da luz” da Debbie Ford, ed. Cultrix. É um dos que mais indico nos meus grupos atualmente. Entendendo os mecanismos de defesa do ego que cada um de nós usa podemos recolher, p. ex., o dedo acusador e perceber quando cada um de nós projeta no outro aspectos que não reconhece em si ou como seus: crenças, atitudes, vícios… . Portanto “quando nosso amigo ou irmão age de forma que nos irrita é porque ele ou ela estão manifestando partes de nós que reprimimos ou rejeitamos, partes de nós que não se ajustam à persona que criamos para apresentar ao resto do mundo”.   Quando cada um compreende bem o mecanismo de projeção a convivência fica mais fácil.

Dádivas disfarçadas. Há também um jeito de olhar positivamente o que à primeira vista parece sombra. Debbie argumenta, p. ex, que podemos olhar  a preguiça como forma de “sair de uma rotina compulsiva no trabalho”, ou a arrogância como maneira de “outros não levarem crédito pelos nossos trabalhos”. Assim ela possibilita que reconheçamos dádivas no que aparentemente precisa ser combatido. Uma forma de ver “luz” na “sombra”.

Conteúdo e intenção. Qual é a intenção em aprofundar este conhecimento? É a de entender que o que vemos no outro de alguma maneira se encontra em nós. E  reconheceInstagram serie VIDA 6 -jan 2016- Ana Lúcia Fernandezr e “desmontar” o que  cria atrito e desempodera ajuda a viver de forma mais autêntica. Na contra capa do livro há um resumo que te dará bem a noção do que é abordado. Me aposso,rs, dele nas partes entre aspas acima pra te influenciar a tomar conhecimento desta abordagem. Também há um vídeo no youtube  com Debbie, que recomendo enfaticamente – O efeito sombra. E…se posso aconselhar…usa-o como quando se faz dever de casa e estuda pra prova: vê, revê, solta o filme, volta, medita sobre o que foi visto…. É iluminador!

Curtiste? Comenta! Compartilha!

Fotos de Ana Lúcia Fernandez